sábado, 21 de julho de 2012

A Opção pelo Vegetarianismo e a Sustentabilidade: Missão Possível

Quando pensamos nas razões para alguém ser vegetariano, vêm à nossa mente motivos como a preocupação com uma alimentação mais saudável, princípios religiosos ou, simplesmente, o respeito aos animais, a fim de eliminar todos os tipos de exploração das quais eles são vítimas. Contudo, mais que uma dieta benéfica à saúde física e espiritual do homem, ou à saúde dos animais, o vegetarianismo é um estilo de vida importantíssimo para a boa saúde do nosso planeta. 

Isso por que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a pecuária possui a maior responsabilidade pelo desmatamento, pela erosão de solos e contaminação da água. 

Além disso, a criação de animais em larga escala é responsável pela emissão de gases causadores do efeito estufa devido aos gases e eructação produzidos pelos ruminantes. Ela é responsável, segundo guia da Sociedade Vegetariana Brasileira, por "9% do CO2 emitido, 65% do óxido nitroso (296 vezes mais agressivo do que o CO2), 37% do metano (23% mais nocivo do que o CO2) e 64% da amônia (que contribui de forma marcante com a chuva ácida)." Isso corresponde a "18% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa produzidos pela humanidade."

Atualmente, a pecuária utiliza 30% das terras produtivas do planeta, sendo que outros 33% são destinados à produção de grãos usados para alimentar animais. Ou seja, se o consumo de carne fosse menor, haveria terra suficiente para a produção de alimentos mais baratos, mais saudáveis e tão nutritivos quanto os derivados animais. Sendo assim, as dietas vegetarianas também proporcionam vantagens sociais, econômicas e de saúde pública, uma vez que haveria muito menos pessoas subnutridas ou morrendo de fome em todo o planeta. 

A atual manutenção de 30 bilhões de animais de corte (aves, peixes e mamíferos) causa imensa pressão sobre todos os ecossistemas. Cada um desses animais (assim como nós) necessita de sua porção de terra, energia, água e comida. Além disso, gera poluição de solo, ar e água em virtude da eliminação de seus dejetos sobre a terra. Portanto, cabe a nós senão abdicar do consumo de carnes, ao menos, reduzi-lo, em nome da saúde do planeta.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde
http://www.facebook.com/emporio.delicias.7

Referências bibliográficas:

Guia Alimentar de dietas vegetarianas para adultos. Departamento de medicina e nutrição. Sociedade Vegetariana Brasileira. São Paulo. 2012.

Impactos sobre o meio ambiente do uso de animais para alimentação. Sociedade Vegetariana Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião e comentários são muito importante! Obrigado